Nascida no coração de Deus, Peniel traz consigo a história de um povo que não desiste nunca e busca o senhorio de Cristo acima de tudo.

 

Já contamos com 15 anos de existência independente.

Nascemos como Missão (Congregação) da Igreja Batista Nova Peniel da Tijuca, Rio de Janeiro (Igreja com mais de 50 anos de história e tradição), em outubro de 1997.

 

Nos mesmos moldes das igrejas primitivas de Atos dos Apóstolos, começamos a nos reunir na casa do casal de irmãos Gamaliel e Neli Ximenes.

 

Em setembro de 1997, um grupo de irmãos pertencentes ao rol de membros da Igreja Batista Monte Gerizim, sentiu-se tocado da mesma forma e foi levado pelo Senhor à presença do Pastor João Francisco de Assis Figueiredo (1917-2010), mentor espiritual e responsável pela ordenação de mais de uma centena de pastores, dentre eles pastor Sidnei da Conceição Menezes.

 

Ouvindo as sábias instruções do homem de Deus e após entrevistar-se com o então pastor – presidente da Igreja Batista Nova Peniel da Tijuca, Adriano Augusto de Castro Magalhães, o pastor Sidnei e um grupo de 45 irmãos fundam a então Missão Batista Nova Peniel. Iniciam-se as primeiras reuniões e cultos na casa do casal Gamaliel e Neli.

 

Uma vez reunida a igreja, em pouco tempo estabeleceu-se a Declaração de Propósito da Igreja, que nada mais é do que ter definido o objetivo de nossa existência. Essa declaração diz:

 

“ No poder do Espírito Santo, fazer discípulos em todos os povos, indo, batizando e ensinado a obedecer a Jesus, para que a Terra se encha da glória de Deus .”

 

A Igreja começou a crescer e já não mais cabia naquele espaço tão amorosamente cedido. Foi necessário então procurar um espaço maior para abrigar o povo que não parava de chegar.

 

Sempre sob a orientação do Senhor nosso Deus, deu-se início a procura de um espaço maior que pudesse abrigar as vidas que Deus continuava a enviar. Encontramos então o espaço onde hoje está construído o templo de nossa Igreja. Erguido milagrosamente num espaço de 09 (NOVE) meses.

 

Caminhamos como Missão da Igreja Batista Nova Peniel da Tijuca por cerca de quatro anos.

No dia 13/10/2001, com toda a Igreja reunida, e a participação dos pastores: Adriano Augusto de Castro Magalhães (1940 – 2006); João Francisco de Assis Figueiredo (1917-2010); Sérgio Menezes (1956-2010); Adriano Augusto de Castro Magalhães Filho; Fernando Thomaz; Eber Jamil e Carlos Caldas constituiu-se a Comissão de Emancipação da Igreja sendo realizada a cerimônia e culto. Um momento de grande emoção, celebração e ações de graças por tudo o que o Senhor Deus fazia.

 

Cerca de um ano se passou e o Senhor novamente falou ao coração do Pastor Sidnei, desta vez ordenando-lhe a preparar-se para o campo missionário. O Senhor o queria evangelizando a Europa, a partir de Portugal. Obediente à voz do Senhor, preparou-se juntamente com sua família, ao mesmo tempo em que preparava a igreja para mais uma mudança. Desta vez para receber o seu novo pastor.

 

Mais uma vez a igreja participa de um grande momento em sua história de vida: vê a ordenação e posse de seu novo pastor presidente: Pastor Daniel de Jesus Siston. Ordenado e empossado em 16 de novembro de 2002. Este, ouvindo a voz de Deus começa a alargar as fronteiras da igreja e dá início a novas frentes de trabalho, sabendo que muitas outras ainda surgirão.

A Igreja Batista Peniel da Ilha do Governador